Cursos Técnicos grátis pelo Pronatec Campinas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, mais conhecido como Pronatec, foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de promover a inclusão do ensino técnico em nosso país, através dele é possível cursar um curso técnico profissionalizante de maneira gratuita, os cursos são ministrados em várias áreas e são oferecidos para desde os candidatos com ensino fundamental incompleto, até para os que já concluirão o ensino médio. O Pronatec Campinas oferece com regularidade diversos cursos de qualificação profissional, incluindo o material didático, as inscrições podem ser feitas através da internet, todo semestre são liberadas novas vagas. Se você mora em Campinas ou Região, saiba como se inscrever para participar dos cursos oferecidos pelo programa do Governo Federal.
Pronatec oferece cursos grátis em várias áreas
A oferta de vagas para a região de Campinas muda com frequência, isso porque novos cursos são disponibilizados e as vagas são limitadas. Após a inscrição pela internet é necessário que o candidato inscrito compareça a instituição para efetuar a matrícula, caso não compareça a vaga volta para o sistema e é remanejada para o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional Tecnológica).


Como fazer a inscrição

A inscrição para os cursos do Pronatec deve ser feita exclusivamente pelo site pronatec.mec.gov.br lá o candidato poderá consultar as vagas abertas por período, após escolher o curso e a instituição o interessado deverá preencher um formulário completo com seus dados pessoais. Concluída a inscrição pela internet deverá comparecer a instituição de ensino escolhida para formalizar a matrícula do curso, para isso é necessário levar Comprovante de Escolaridade, documento de identificação oficial com foto, uma foto 3x4 recente, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço. Caso não compareça a vaga para o aluno é cancela e disponibilizada novamente no site do Pronatec e Sisutec, respectivamente.

Dentre as instituições que disponibilizam vagas por meio do Pronatec e Sisutec estão: SENAI, SENAC, Semar, Senat, instituições particulares, federais e estaduais. Todos os cursos pelo programa são gratuitos (mesmo os que realizados em instituições particulares, conforme número de vagas e bolsas). A duração mínima dos cursos técnicos é de um ano, já os cursos profissionalizantes e de formação inicial ou continuada tem a duração mínima de dois meses.